terça-feira, 25 de agosto de 2009

AQUI COMEÇA O "MEMÓRIA BRASIL"

Boas-vindas a todos! Algumas semanas atrás, movido por um espírito de inconformidade que me prejudicou uma noite de sono, resolvi escrever um pequeno artigo sobre a surpreendente situação geral de letargia que se abate sobre a população brasileira; principalmente pelo fato de que não se restringe a uma parcela da população, mas parece atingir os mais diversos espectros sociais.

O artigo teve e está tendo uma boa repercussão, mas me pareceu algo como um tiro na água: causa algum barulho, agita um pouco, mas é incapaz de evitar por muito tempo o retorno ao status quo. Por tal motivo, tive a idéia de dar um pequeno passo a mais: montar um blog, com o objetivo de manter as pessoas informadas sobre os escândalos que rondam o Distrito Federal e seus Três Poderes!

Para enfrentar tal empreitada, convoquei alguns grandes amigos e alguns deles aceitaram o desafio: Adriano Caldas, Giuliano Fernandes, Marcílio Dantas e Saulo Queiroz. Apesar de termos todos diferenças ideológicas e intelectuais, estamos unidos nesse mesmo espírito de indignação que percorre o país de maneira crescente e acreditamos que podemos dar um pequeno impulso em seu desenvolvimento.

A priori, as postagens serão bem objetivas e apartidárias, pois o intuito principal deste espaço é servir de veículo de informação e consulta. Estamos a pouco mais de um ano das eleições nacionais de 2010 e é nossa expectativa que este blog seja uma referência para que as pessoas possam, durante esses meses, acompanhar as notícias relacionadas ao exercício do poder, de maneira a votarem com esclarecimento nas eleições vindouras.

A idéia principal, portanto, é manter um fluxo de postagens informativas, com dados objetivos e links para as visões de variados veículos de comunicação, deixando para a área de comentários a possibilidade de participação dos leitores com as suas opiniões pessoais, que, inicialmente, não serão moderadas. Logicamente, pedimos a todos que mantenham o tom de civilidade, lembrando que o uso de linguagem inapropriada prejudica não apenas o nível da discussão, mas também a própria fidedignidade dos argumentos.

Ademais, informo que, apesar do foco nas postagens objetivas e informativas, os autores deste blog farão eventualmente textos críticos e subjetivos, sendo que, nestes casos, apenas as suas opiniões individuais estarão sendo transmitidas; cabendo, então, aos demais autores, expor a sua própria visão através de comentários ou mesmo subscrevendo o texto, se assim o preferirem.
Por fim, para começar este projeto com o pé direito, nada melhor do que a postagem que segue abaixo, sobre o vergonhoso arquivamento ocorrido no Conselho de Ética do Senado Federal na próxima semana. Desde já fica aqui exposta a minha gratidão aos demais autores e minha conclamação aos leitores, para que se unam com a gente nesta luta e divulguem este espaço como um instrumento de conscientização daquele grupo de pessoas que, apesar de ser chamado de “minoria elitizada”, continua a ser “politicamente alienada”!

Nenhum comentário: